Introdução ao Técnico em Química 
O curso de Técnico em Química é um dos mais conceituados da Etec. Com duração de 2 anos, o aluno pode atuar em inúmeras áreas.

Confira a entrevista do professor e coordenador do curso de Química na UNIMEP TV:

Objetivo do Curso
O objetivo do curso técnico em química é formar o profissional para executar ensaios físico-químicos operando máquinas e/ ou equipamentos e instalações produtivas em conformidade com normas de qualidade e boas práticas de manufatura.
Adicionalmente pretende-se capacitar para:

  • Controlar a qualidade de matérias primas, reagentes, produtos intermediários e finais
  • Planejar e executar a inspeção e a manutenção autônoma, preventiva e rotineira em equipamentos, linhas, instrumentos e acessórios;
  • Organizar o trabalho conforme normas de segurança, saúde ocupacional e meio ambiente
  • Utilizar metodologias que propicie o desenvolvimento de capacidades para resolver problemas novos, comunicar idéias, tomar decisões, ter iniciativa, ser criativo, ter autonomia intelectual e representar as regras de convivência democrática

Competências gerais
O Técnico em Química deve ter alcançado, ao concluir o curso, as seguintes competências gerais:
– Operar, monitorar e controlar processos industriais químicos e sistemas de utilidades;
– Otimizar o processo produtivo, utilizando as bases conceituais dos processos químicos;
– Manusear adequadamente matérias-primas, reagentes e produtos;
– Organizar e controlar a estocagem e a movimentação de matérias-primas, reagentes e produtos;
– Controlar mecanismos de transmissão de calor, operação de equipamentos com trocas térmicas, destilação, absorção, extração e cristalização;
– Controlar sistemas reacionais e a operação de sistema sólido-fluído;
– Aplicar princípios de instrumentação e sistemas de controle e automação;
– Controlar a qualidade de matérias-primas, reagentes, produtos intermediários e finais;
– Planejar e executar a inspeção e a manutenção autônoma e preventiva rotineira em equipamentos, linhas, instrumentos e acessórios;
– Utilizar ferramentas da análise de riscos de processo, de acordo com os princípios de segurança;
– Selecionar e utilizar técnicas de amostragem;
– Realizar análises químicas em equipamentos de laboratório e em processos “on-line”;
– Aplicar princípios básicos de biotecnologia e de gestão de processos industriais e laboratoriais;
– Coordenar e controlar a qualidade em laboratório de acordo com normas vigentes;
– Preparar e executar análises físicas, químicas e físico-químicas, utilizando metodologias apropriadas.
– Executar e interpretar análises instrumentais;
– Preparar e executar análises microbiológicas e interpretar resultados;
– Validar métodos analíticos;
– Aplicar normas do exercício profissional e princípios éticos que regem a conduta do profissional da química;
– Aplicar técnicas de GMP (Boas Práticas de Fabricação) nos processos industriais e BPL (Boas Praticas de Laboratório) no controle de qualidade;
– Aaplicar técnicas de preparação e manuseio de amostras para análise;
– Coordenar programas e procedimentos de segurança e de análise de riscos de processos industriais e laboratoriais, aplicando princípios de higiene industrial, controle ambiental e destinação final de produtos;
– Realizar vendas e assistência técnica de produtos e equipamentos.

Atribuições/Responsabilidades
Ao se formar Técnico em Química, o aluno receberá atribuições do CRQ, que o permitem trabalhar nas mais diversas áreas. Veja as atribuições:
– Direção, supervisão, programação, coordenação, orientação e responsabilidade técnica no âmbito das atribuições respectivas;
– Assistência, assessoria, consultoria, elaboração de orçamentos, divulgação e comercialização no âmbito das atribuições respectivas;
– Vistoria, perícia, avaliação, arbitramento e serviços técnicos; elaboração de pareceres,laudos e atestados, no âmbito das atribuições respectivas;
– Exercícios do magistério, respeitada a legislação específica;
– Desempenho de cargos e funções técnicas no âmbito das atribuições respectivas;
– Ensaios e pesquisas em geral, pesquisa e desenvolvimento de métodos e produtos;
– Análise química e físico-química, químico-biológica, bromatológica, toxicológica e legal, padronização e controle de qualidade;
– Produção, tratamentos prévios e complementares de produtos e resíduos.
– Operação e manutenção de equipamentos e instalações, execução de trabalhos técnicos.
– Condução e controle de operações e processos industriais de trabalhos técnicos, reparos e manutenção.

Instalações e Equipamentos
Laboratórios com capacidade para aulas de:
– Química Analítica (Qualitativa / Quantitativa / Instrumental);
– Química Orgânica e Inorgânica;
– Química Ambiental;
– Química dos Alimentos;
– Química dos Polímeros;
– Corrosão;
– Processos Industriais;
– Microbiologia.

Entre os diversos equipamentos dos laboratórios destacan-se os seguintes equipamentos de análise química instrumental:
– ELETROQUÍMICOS: Condutivímetros e Peagâmetros;
– ESPECTROSCÓPICOS: Fotômetro de Chama e Espectrofotômetros (UV/Vis e IV);
– CROMATOGRÁFICOS: Cromatógrafos Líquido (HPLC)  e  Gasoso (CG).

Mercado de Trabalho
Os Profissionais da Química podem atuar nos mais diversos campos. São mais de 30 áreas, variando de desde alimentos até as grandes industrias petroquímicas, o Técnico em Química é um dos trabalhadores mais versáteis do mercado. Veja todos as áreas:

Abrasivos – São materiais usados no polimento e corte de uma variedade de produtos como couros, mármores, metais, madeira etc. Lixas, discos de corte e desgaste, rebolos e esponjas são alguns dos produtos manufaturados pela indústria de abrasivos. Na produção de abrasivos estão envolvidos processos de eletrofusão e sinterização que operam a temperaturas elevadíssimas (em torno de 2.000ºC) e processo de polimerização, que devem ser conduzidos e controlados por profissionais da química.

Aerossóis – São sistemas mantidos sob pressão, constituídos por gotículas de líquidos ou partículas sólidas suspensas num gás (propelente). São utilizados como spray (atomizador) na aplicação de cosméticos, domissanitários, saneantes, medicamentos, tintas, vernizes, inseticidas, odorizadores de ambiente etc. Na quase totalidade, são produtos químicos e portanto a sua fabricação deve ser conduzida e controlada por profissionais da química. 

Alimentos – A expansão da indústria de alimentos, a partir dos anos 1940, só foi possível pelo surgimento ou aprimoramento de técnicas envolvendo processos químicos como a desidratação, o congelamento e a higienização. Agora, o advento dos alimentos funcionais, enriquecidos com substâncias benéficas à saúde. 

Bebidas – O trabalho de um profissional conhecedor das reações químicas que ocorrem durante a produção das bebidas é fundamental para aprimorar a qualidade e impedir o aparecimento de problemas. 

Biocombustíveis – O mais conhecido dos biocombustíveis brasileiros é o etanol extraído da cana-de-açúcar. Outros materiais como cascas de arroz, restos de plantas, óleos vegetais e resíduos já estão sendo usados para gerar energia. Até do lixo urbano pode-se, por exemplo, extrair gases para movimentar veículos e sustentar sistemas de aquecimento.

Borrachas – As borrachas estão presentes na indústria automobilística, na indústria de calçados, na mineração, na produção de brinquedos, na saúde e em muitos outros setores produtivos. Os profissionais da química atuam em toda a cadeia de produção da borracha, respondendo pela análise das matérias-primas, formulação e acompanhamento do processo produtivo, entre outras funções. 

Catalisadores – Catalisadores são substâncias produzidas pelas indústrias químicas, que afetam a velocidade de uma reação, promovendo um caminho molecular (mecanismo) diferente para ela. O desenvolvimento e o uso dessas substâncias são parte importante da constante busca por novas formas de aumentar o rendimento e a seletividade de produtos, a partir de reações químicas. 

Celulose e Papel – As propriedades do papel são resultantes de interações de um grande número de fatores. Para que se obtenha o produto desejado, eles devem ser ajustados por um profissional da química qualificado. 

Cerâmicas – A técnica milenar usada para produzir tanto utensílios domésticos quanto materiais de construção como azulejos, telhas e tijolos, é baseada na queima da argila. Esta, depois de retirada da natureza, passa por processo mecânicos e químicos para eliminação de impurezas. 

Colas e adesivos – A indústria química desenvolve e produz diferentes tipos de colas (também chamadas de adesivos) para serem aplicadas em diversos materiais: metal, madeira, vidro, entres outros. 

Cosméticos – O trabalho dos químicos na indústria cosmética não se resume a aplicar fórmulas, mas consiste também em criar novos produtos, essenciais para garantir o espaço da empresa no mercado. 

Defensivos agrícolas – Estima-se que as indústrias de inseticidas, fungicidas e outros produtos para combater pragas e doenças agrícolas tenham faturado, em 2004, cerca de 4,2 bilhões de reais. Nessas empresas, os químicos atuam desenvolvendo princípios ativos e fórmulas de produtos, além de cuidar do controle de qualidade e do meio ambiente. 

Essências – O principal trabalho dos químicos nas indústrias de essências é a obtenção do óleo essencial e sua transformação em essência. Isso é feito basicamente por processos de separação de misturas, o que pode ser uma tarefa bastante minuciosa, se considerarmos que alguns óleos chegam a conter mais de 30 substâncias diferentes. 

Explosivos – A indústria de explosivos fornece material para diversos outros setores como o automotivo, o minerador, o farmacêutico e o espacial. Em todos eles, a presença do químico é fundamental para garantir não só a qualidade do produto, mas também a segurança do processo de fabricação. 

Farmoquímicos – São substâncias e produtos químicos que se transformam em medicamentos. Sua produção caracteriza-se como um processamento químico de síntese orgânica, a partir de compostos químicos como os carboquímicos, petroquímicos, etc. 

Fertilizantes – O trabalho dos químicos é fundamental na produção de fertilizantes. O nitrogênio, por exemplo, é encontrado em abundância na natureza, mas, na forma como se apresenta, as plantas não conseguem absorvê-lo. Por isso, foram desenvolvidos compostos químicos que passaram a ser a principal forma de fixar o nitrogênio e torná-lo disponível para os vegetais. 

Gases industriais – Os gases industriais desempenham funções essenciais em diversos tipos de indústrias. O hidrogênio, por exemplo, é usado na produção de amoníaco e na hidrogenação de óleos comestíveis, além de ser um importante ingrediente para as indústrias química e petroquímica. 

Metais – Hoje o plástico vem sendo cada vez mais utilizado pelas indústrias, mas não é capaz de substituir os metais em certas atividades. É por essa razão que eles ainda ocupam lugar de destaque no cenário econômico mundial. 

Meio Ambiente – O trabalho dos profissionais da química nessa área é bastante diversificado, começando pela análise da qualidade da água, do ar e do solo, passando pela elaboração e implementação de programas de gestão ambiental que garantam o desenvolvimento sustentável e, em situações mais críticas, desenvolvendo projetos de recuperação do meio ambiente. 

Perícias Judiciais – Os profissionais da química que atuam como peritos judiciais propiciam aos juízes das áreas cível e trabalhista o adequado entendimento da parte técnica existente em processos envolvendo produtos ou empresas do segmento químico. 

Petroquímica – Petróleo, gás natural e gás de xisto são fontes, por excelência, da indústria petroquímica, que produz matérias-primas básicas para a indústria química e paraquímica, muitas vezes, por meio de segunda e terceira geração de processos de transformação, antes de serem empregadas na fabricação do produto final. Uma parte significativa dos setores de atuação dos profissionais da química depende dessas matérias-primas. No processamento industrial utilizado na petroquímica é inegável e obrigatória a presença dos profissionais da química.

Pilhas e baterias – Reações químicas podem converter a energia química em energia elétrica, se ocorrerem em dispositivos especialmente projetados para este fim. Tais dispositivos são chamados de pilhas ou baterias. Elas são classificadas em: primárias (não-recarregáveis) e secundárias (recarregáveis). As primeiras produzem eletricidade por meio de reações químicas que não são fáceis de se reverter e, por isso, as substâncias químicas devem ser renovadas depois das reações. As secundárias, ao contrário, baseiam-se em reações reversíveis e não necessitam de renovação dos componentes químicos. 

Polímeros – Os plásticos e as borrachas são as formas mais conhecidas dos polímeros. São usados pelas indústrias, principalmente a automobilística, a eletroeletrônica e a da construção civil, para substituir vidros, cerâmicas, metais, entre outros, por apresentarem custo reduzido e propriedades vantajosas.

Prestação de serviços – Profissionais da química podem atuar como prestadores de serviços em diversos setores, tais como: consultoria técnica e ambiental; análises laboratoriais; limpeza e controle de pragas; armazenagem e transporte de produtos químicos; ensino e pesquisa. 

Produtos químicos industriais – A chamada indústria química de base é responsável pela fabricação de insumos – produtos químicos – que serão usados pelas indústrias de transformação para gerar os mais variados produtos: borrachas, fertilizantes, plásticos, tecidos, tintas, etc. 

Química forense – Os profissionais da química formados nesta área trabalham com técnicas sofisticadas para ajudar na solução de crimes, detectar adulteração em alimentos, bebidas e combustíveis e investigar o doping esportivo. O químico forense pode atuar como perito para a Polícia Civil e para a Polícia Federal. 

Refrigerantes – Os brasileiros são grandes consumidores de refrigerantes, e os profissionais da química são responsáveis por controles em todas as etapas de produção dessas bebidas. Eles atuam no tratamento da água, na elaboração de análises físico-químicas dos ingredientes, no processo de lavagem dos vasilhames, no descarte dos efluentes e em outras etapas. 

Saneantes (produtos de limpeza) – Uma vez que os saneantes são produtos químicos que podem causar impacto à saúde e ao meio ambiente, a necessidade de desenvolvimento de produtos cada vez mais seguros e a consequente busca por substâncias alternativas que garantam essa segurança com qualidade e eficiência é um grande desafio para o profissional da química. 

Têxtil – Nas indústrias têxteis, o trabalho dos químicos começa na fiação e tecelagem, de modo especial no desenvolvimento das fibras sintéticas. Suas atividades, no entanto, concentram-se na fase de acabamento, quando são usadas enzimas, soda cáustica e uma série de outros produtos e processos químicos. 

Tintas – A formulação de tintas e vernizes consiste em definir a proporção adequada dos seus constituintes, de modo a obtê-los com as características e propriedades desejadas. Por isso, o formulador deve ser um profissional da química. 

Transporte de produtos perigosos – O transporte de produtos perigosos é regulamentado por uma legislação rigorosa, que detalha como deve ser feita a embalagem, identificação, classificação e sinalização externa do veículo, entre outros itens. O trabalho dos profissionais da química está presente em toda a cadeia de produção, distribuição, transporte e descarte de produtos químicos e resíduos classificados como perigosos. 

Tratamento de madeiras – Cupins, brocas e outras pragas ameaçam móveis, objetos, embarcações, construções e tudo que for de madeira. Os químicos atuam na formulação dos produtos que previnem as infestações e combatem as pragas, e são também responsáveis técnicos pelas empresas que fazem tratamento de madeiras. 

Tratamentos de superfícies – Uma fina camada metálica pode ser adicionada a uma série de objetos de metal e plástico para aumentar sua beleza, funcionalidade ou durabilidade por meio dos tratamentos de superfícies. São processos que envolvem a química e uma série de procedimentos.   

Vidros – O profissional da química atua em todas as etapas da produção de vidros: na seleção, preparação e controle dos materiais, durante o processo de produção e no descarte de resíduos.

Grade Curricular: 1º Semestre

Para mais informações acesse: Química – CPS

Plano de Curso:

Modelo do Plano de Trabalho Docente – PTD 2018
Modelo do Plano de Atividade Extra 2018
Quadro de Horários – 2º Semestre 2018

Observação: Enviar o QUADRO DE HORÁRIOS para e056adm@cps.sp.gov.br